Sinopsis
Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira
Episodios
-
'EUA quererem definir o que Justiça brasileira pode fazer em seu território é ataque violento à soberania'
26/02/2025 Duración: 43minPouco depois da votação do projeto que pretende barrar Alexandre de Moraes dos Estados Unidos, o perfil oficial do escritório do Departamento de Estado americano para o Hemisfério Ocidental publicou no X uma crítica às decisões do STF sobre atuação de redes sociais no Brasil. Vera Magalhães avalia que a situação está em vias de se tornar um incidente diplomático.
-
'Disparo de impopularidade no Nordeste é inédito na carreira de Lula como presidente'
26/02/2025 Duración: 05minA pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta (26) mostra que a desaprovação do presidente Lula chega a 50% nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, mas também na Bahia e em Pernambuco, onde o petista tinha desempenho positivo. Vera Magalhães analisa os números.
-
‘A disputa em 2026 vai ser muito difícil’
26/02/2025 Duración: 06minMerval Pereira faz uma análise da pesquisa da Quaest, que aponta que Lula tem desaprovação maior de 50% em oito estados. Comentarista destaca os reflexos da pesquisa para as eleições de 2026. Merval ressalta que a baixa popularidade de Lula em São Paulo e em Minas Gerais. ‘A disputa em 2026 vai ser muito difícil’.
-
‘Governo está se mexendo, mas nada ainda surtiu efeito’
26/02/2025 Duración: 09minLula tem desaprovação maior de 50% em oito estados, mostra nova pesquisa Genial/Quaest. Lauro Jardim faz uma análise dos dados. Comentarista destaca que a pesquisa é uma ótima oportunidade para avaliar, por exemplo, se esforço de Lula para virar o jogo da baixa aprovação está surtindo efeito. Entre os estados estão São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. Seis entre oito estados apontam a violência como o principal problema.
-
'Erika Hilton enfrentará lobby pesado contra fim da escala 6x1, com apoio muito reticente do governo'
25/02/2025 Duración: 44minA deputada federal Erika Hilton (PSOL) protocolou nesta terça-feira (25) a PEC que determina mudanças na escala de trabalho para acabar com a escala 6x1. O texto apresentado prevê a redução da atual carga horária, de 44 horas semanais, para 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias de trabalho por semana, para 3 dias de folga. Vera Magalhães avalia a conjuntura política e as dificuldades que a deputada deve enfrentar, como o lobby de empresários no Congresso, e a postura "reticente" do governo federal.
-
Alto Comando do Exército queria que Mauro Cid deixasse de ser braço-direito de Bolsonaro
25/02/2025 Duración: 08minBela Megale traz bastidores do Alto Comando do Exército durante o mandato de Jair Bolsonaro, que dizem ter alertado o então ajudante de ordens do ex-presidente Bolsonaro, Mauro Cid, de que deveria deixar o posto.
-
Por que a liderança política entre os evangélicos não está mais nas mãos dos pastores?
25/02/2025 Duración: 09minMaria Cristina Fernandes analisa a ascensão dos chamados 'pregadores de redes sociais' e sua disputa por influência política com os pastores e congregações evangélicas. 'De tão explorada essa simbiose entre evangélicos e política, ela já começou a se dividir. Agora, vai ser cada vez mais difícil captar esse voto de maneira monolítica'.
-
'Indicação sobre FGTS demonstra que governo está batendo cabeça em mais um assunto'
25/02/2025 Duración: 06minO governo federal prepara a edição de uma medida provisória para liberar o saldo retido do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, de trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e que estão com dinheiro bloqueado. Vera Magalhães analisa a questão.
-
Nísia Trindade faz discurso com tom de despedida
25/02/2025 Duración: 07minBernardo Mello Franco fala sobre bastidores do governo Lula e processo de fritura da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que deve ser substituída por Alexandre Padilha. O comentarista relembra acertos e erros da gestão de Nísia.
-
'Não pode ter um orçamento particular de deputados e senadores'
25/02/2025 Duración: 04minMerval Pereira faz uma análise da questão envolvendo as emendas parlamentares. Pelas contas do governo federal nesse ano, significa que as emendas estão batendo recorde e chegando a R$ 50 bilhões. Isso representa um quinto do que o governo tem para gastar nos chamados gastos discricionários. ‘Os parlamentares têm prioridades que não são as do governo. Cabe ao Executivo fazer o planejamento dos gastos’.
-
Defesa de Bolsonaro quer julgamento sem Dino e Zanin, mas com 'Centrão do Supremo'
25/02/2025 Duración: 08minMalu Gaspar destaca a estratégia da defesa de Bolsonaro de afastar Flávio Dino e Cristiano Zanin do julgamento da trama golpista, buscando substituí-los por Gilmar Mendes e Dias Toffoli, dois mais antigos ministros da Segunta turma do STF que integram o chamado de 'Centrão do Supremo', portanto estariam mais propensos a favorecê-lo.
-
'Áudios mostram relação entre acampamentos e a ideia de um golpe de Estado'
24/02/2025 Duración: 36minVera Magalhães analisa a divulgação de áudios inéditos obtidos pela PF, que mostram como militares e civis aliados de Jair Bolsonaro planejavam dar um golpe de Estado.
-
O que explica o desempenho histórico da extrema-direita alemã?
24/02/2025 Duración: 10minMaria Cristina Fernandes comenta o resultado das eleições na Alemanha e explica o desempenho histórico da extrema-direita. O partido de Friedrich Merz, a União Democrata Cristã da Alemanha, conquistou 28,5% dos votos totais. O partido de extrema-direita, AfD, contou com 20,8% dos votos e ficou em segundo lugar.
-
'Troca de Nísia na Saúde não é injustificada, mas forma de fazer isso me parece errada'
24/02/2025 Duración: 09minVera Magalhães fala sobre a fritura da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e os bastidores do governo Lula em relação a futuras trocas nas pastas.
-
‘Centro-direita e a direita são responsáveis pela nova visão geopolítica do mundo’
24/02/2025 Duración: 04minMerval Pereira fala sobre a vitória do partido conservador na Alemanha. ‘A centro-direita está realmente tomando conta da política europeia’. Comentarista destaca a votação histórica da extrema direita no país.
-
Nísia Trindade pode sair amanhã do Ministério da Saúde
24/02/2025 Duración: 06minLauro Jardim fala sobre a novela da reforma ministerial. Comentarista destaca que ‘essa novela, prá lá de arrastada, tem tudo para ter nessa semana um capítulo, de verdade, com uma ação concreta de fato’. Lauro ressalta a saída de Nísia Trindade, do Ministério da Saúde, para dar lugar a Alexandre Padilha. A questão é: quem fica no lugar de Padilha, nas Relações Institucionais. Outra mudança prevista é a ida de Gleisi Hoffman a Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Márcio Macêdo. Lauro destaca que, segundo tempo da reforma, deve ocorrer somente em meados de março.
-
Denúncia da PGR contra Bolsonaro é destaque no ambiente digital
23/02/2025 Duración: 12minMarco Ruediger conta que a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro tomou conta do debate digital nessa semana. 'Essa questão movimentou muito todos os campos políticos, teve uma prevalência muito grande de influenciadores e políticos mais à direita', afirma.
-
Alexandre Padilha será o novo ministro da Saúde
22/02/2025 Duración: 04minLula decidiu trocar Nísia Trindade. No 'Viva Voz, a jornalista Vera Magalhães destaca que o presidente estava muito propenso a fazer essa troca, e, neste sábado (22), ele bateu o martelo. A decisão deve ser comunicada no início da semana.
-
Ministro Alexandre de Moraes manda a rede social Rumble designar um representante jurídico no Brasil
21/02/2025 Duración: 15minMaria Cristina Fernandes comenta a decisão do ministro, que envolve um processo de prisão e extradição de um blogueiro, Allan dos Santos, por disseminar ataques ao STF. Em resposta, o grupo de comunicação de Trump junto ao CEO do Rumble, Chris Pavlovski, entraram com uma ação contra Moraes por censura na justiça da Florida.
-
Alexandre de Moraes desativa conta no X em meio a embates com redes sociais
21/02/2025 Duración: 03minNo 'Viva Voz', Vera Magalhães observa que os confrontos acontecem paralelamente à condução da denúncia contra Jair Bolsonaro. 'Nada de tempo calmo e tranquilo no Supremo. Vai continuar em uma situação bem belicosa, que leva a que uma parcela da direita brasileira enxergue a Corte como uma parte hoje envolvida na disputa política', analisa.